quinta-feira, maio 11, 2006,2:51 da tarde
Que pedagogia?
Há atitudes que me transcendem por serem de tal forma incongruentes e mesquinhas que me levam a pensar cada vez mais porque é que se tiram cursos superiores, especializações, mestrados e doutoramentos, se depois no dia a dia as atitudes são demasiado diferentes de tudo o que defendemos na tal tese final e no fim do qual até parecemos os reis da sabedoria.Tudo isto porque ontem fui surpreendida por uma questão em que uma determinada ilustradora de livros para a infância, super conceituada da nossa praça se negou a conversar com todas as crianças que durante algum tempo participaram , sorriram, sonharam com uma história muito bem contada diga-se em abono da verdade , e ilustrada pela dita senhora. Mas , esta mesma senhora que até tem uma pós graduação em Pedagogia e Educação pela arte, não abre mão das suas exigências de realeza e apenas está disposta a conversar um pouco com os alunos mais velhinhos , onde segundo parece trará um trabalhito em power point e algumas das suas obras que ilustraram alguns livros.Pelos vistos fica muito cansada e não permite um grupo com mais de seseenta crianças. Atrevo-me a pensar ( porque no meu pensamento ainda ninguém manda a não ser eu ) que a pedagogia perdeu-se algures no canudo guardado dentro de uma gaveta qualquer, ou haverá algum receio de as garotos serem potenciais futuros ilustradores e desse modo um dia , ninguém lhe pedir que mais uma vez ilustre as histórias dos escritores para a infância da nossa praça?Se calhar é isso, e como tal nada de dar muita confiança , cortar a liberdade , a possibilidade de sonhar , o incentivo de crescer olhando a arte como um caminho enriquecedor e criativo do nosso crescimento.
 
posted by Majo
Permalink ¤