Consulto as listas das colocações, procuro nomes conhecidos, faço uma busca mais pormenorizada , mas deparo com uma triste realidade. Docentes que há anos trabalham neste concelho não aparecem colocados. Não são um nem dois, mas sim uma maioria significativa. Qual o futuro desta gente que trabalha há cinco, dez e mais anos ? Até quando o sufoco ? O que lhes irá sair em rifa? que orientações seguiram para os agrupamentos sobre estas pessoas? o que pretende o Estado fazer com tanta gente ainda por colocar? Pretende enviá-los para onde? Meus senhores estamos a meio de Agosto , e nada se sabe a não ser que possivelmente irão ser chamados para lugares nenhures, longe da familia , sem certezas e com bastantes dúvidas. Isto faz-me pensar se não será o próprio sistema que acaba por atraiçoar o bom sucesso escolar. Ao pensar no melhor para as familias , esquecem.se que também os professores têm as suas próprias familias a quem dar atenção, a quem seguir de perto o percurso escolar dos seus rebentos. A não ser que decidam voltar ao antigo regime onde um professor para casar e constituir familia tinha de pedir uma autorização superior . Será que iremos voltar aos tempos antigos? E se o futuro se apresenta negro para os docentes de quadro de zzona pedagógica , o que dirão os contratados? Permitiu-se o boom das escolas privadas, formaram-se professores em catadupa... e agora a resultado é este que se vê. Fecham-se escolas porque segundo os Mestres do Raciocinio defendem que as crianças não deverão estar isoladas. Também concordo , mas vejamos caso a caso. Escolas existem com um número suficiente de alunos que estão viradas apenas para o seu umbigo, enquanto que outros desenvolvem trabalhos de cooperação fantásticos com os seus envolventes e outros , com a ajuda preciosa das novas tecnologias. Não será isso importante? Do longe fazer perto? Fechamos escolas com a teoria de melhorar o ensino, a socialização, e outras teorias. Mas melhoramos o sistema de ensino? Melhoramos as escolas acolhedoras? Criamos os ditos espaços lúdicos? O eterno problema da ignorância. Construir a casa pelo telhado. É o futuro... O nosso... e de todos!