sábado, agosto 19, 2006,1:27 da tarde
futuro
Consulto as listas das colocações, procuro nomes conhecidos, faço uma busca mais pormenorizada , mas deparo com uma triste realidade. Docentes que há anos trabalham neste concelho não aparecem colocados.
Não são um nem dois, mas sim uma maioria significativa.
Qual o futuro desta gente que trabalha há cinco, dez e mais anos ? Até quando o sufoco ? O que lhes irá sair em rifa? que orientações seguiram para os agrupamentos sobre estas pessoas? o que pretende o Estado fazer com tanta gente ainda por colocar? Pretende enviá-los para onde? Meus senhores estamos a meio de Agosto , e nada se sabe a não ser que possivelmente irão ser chamados para lugares nenhures, longe da familia , sem certezas e com bastantes dúvidas.
Isto faz-me pensar se não será o próprio sistema que acaba por atraiçoar o bom sucesso escolar. Ao pensar no melhor para as familias , esquecem.se que também os professores têm as suas próprias familias a quem dar atenção, a quem seguir de perto o percurso escolar dos seus rebentos.
A não ser que decidam voltar ao antigo regime onde um professor para casar e constituir familia tinha de pedir uma autorização superior .
Será que iremos voltar aos tempos antigos?
E se o futuro se apresenta negro para os docentes de quadro de zzona pedagógica , o que dirão os contratados?
Permitiu-se o boom das escolas privadas, formaram-se professores em catadupa... e agora a resultado é este que se vê.
Fecham-se escolas porque segundo os Mestres do Raciocinio defendem que as crianças não deverão estar isoladas.
Também concordo , mas vejamos caso a caso. Escolas existem com um número suficiente de alunos que estão viradas apenas para o seu umbigo, enquanto que outros desenvolvem trabalhos de cooperação fantásticos com os seus envolventes e outros , com a ajuda preciosa das novas tecnologias. Não será isso importante? Do longe fazer perto?
Fechamos escolas com a teoria de melhorar o ensino, a socialização, e outras teorias.
Mas melhoramos o sistema de ensino?
Melhoramos as escolas acolhedoras?
Criamos os ditos espaços lúdicos?
O eterno problema da ignorância. Construir a casa pelo telhado.
É o futuro...
O nosso... e de todos!
 
posted by Majo
Permalink ¤