quarta-feira, agosto 16, 2006,12:12 da tarde
lenha para a fogueira
Depois de ter lido o post do meu amigo Magnus resolvi expôr publicamente o que me vai na alma sobre as noites da nossa vila. Isto porque tempo houve em que estas noites durante o mês de julho e alguns dias de Agosto ( se enganada não estou) eram animadas por representações, musica , e cinema no nosso jardim que em tempos foi o ex libris desta vila. Parecendo que não , respirava-se vida, animação, cor, movimento. As pessoas saiam à rua e reuniam-se no jardim e nas esplanadas vizinhas, os adultos davam dois dedos de conversa, comentavam a vida alheia , enquanto as crianças brincavam despreocupadamente nos baloiços, na relva , enfim davam azos à sua libertinagem.
Tudo isso acabou, por falta de verbas , dizem.
Poderá ser verdade, e perante isso nem me atrevo a opinar, mas acontece que todo aquele rebuliço de verão acabou, dando origem a um espaço sem vida.
Poderia arriscar a dizer que por vezes não é preciso muito dinheiro para se levar alguns projectos adiante e isto porque continuo a crer que se desse a possibilidade de alguém explorar alguns barzinhos ali mesmo no meio do jardim, apenas seria necessário colocar umas luzinhas e dar algum apoio logistico no som , para uma animaçãozita mais ON.
Vendo bem,, até existem pessoas nesta vila capazes de criar momentos interessantes, e a prova é que já surgiram bons espectáculos num Espaço que apesar de ser privado acolhe com simpatia todos os que decidem criar momentos diferentes.
Preocupa-me ver que por vezes não nos esforçamos muito por dar a conhecer o que temos, e isso traduz-se num marasmo cultural que leva a que dia após dia , se procure a esplanada para beber uns copos , dar dois dedos de conversa e nada mais.
Não que não seja importante , mas se pudermos a isso juntar um pouco de música, poesia, representação ,e outras áreas criativas, se calhar até enriquemos a nossa vila e damos a conhecer que também aqui é possivel criar.
Com geitinho ainda se junta um grupinho de pessoas e surge uma comunidade de verão. Com a prata da casa , pois claro!
O que custa? em termos monetários muito pouco, pois felizmente estou rodeada de pessoas com grande espirito criativo e acima de tudo com bom gosto. Pela cultura, claro está!
E acreditem, que ideias não faltam!
 
posted by Majo
Permalink ¤