quarta-feira, maio 24, 2006,12:33 da tarde
Vários tipos
Ao longo destes últimos meses tenho tentado ler da melhor maneira possível a estória do angolano Ondjaki Ynari de modo a que as criancinhas tenham terríveis pesadelos à noite.
E assim me apercebi das várias posturas docentes, que em seguida ouso classificar de forma imparcial e justa, como já vem sendo meu hábito:
1 - Não respinga
O professor não respinga é aquele que ouve um espirro de um miúdo prestes a morrer de pneumonia e lhe lança um olhar assassino, já se preparando para lhe fazer uma qualquer intimidação.
Este paradigma corresponde geralmente a professores em fim de carreira, que, graças à sua experiência, já não dão qualquer espaço a qualquer laivo imaginativo das crianças.
Costumam referir os tempos da outra senhora mais do que seria desejável.

2- Pedagogicamente correctos
A qualquer comportamento que saia da normalidade, olham para os miúdos com um ar bondoso e tentam compreender a sua situação sócio-económica, integrando-os num qualquer caso de excepção, pois todos os casos são excepções.
Costumam, ainda, ter uma voz suave e fingir que percebem as crianças, o que as faz serem cépticas em relação a um futuro brilhante.
Correspondem, geralmente, a professores que cursaram no auge da época revolucionária e acreditam que será possível mudar o mundo.

3- Consolidação democrática
Esta nova geração, que já tirou o curso no período de consolidação democrática e que eram demasiados novos para perceber o que foi a entrada de Portugal na CEE, e que gritam como o primeiro tipo aqui referido e tentam perceber as crianças como o segundo.
I. e., são filhos de uma cultura pedagogicamente correcta, mas já aprenderam a lidar com "experiência" face aos repentinos da cachopada.

Não me deixa, contudo, deixar de espantar como todos os casos supracitados se preocupam verdadeiramente com as crianças. Para mim, quando uma criança cai, caiu. Levanta-se. Se quiser. - Isto foi uma metáfora

Seja como for, qualquer parecença com a realidade pode não ser mera coincidência, mas recuso qualquer tipo de identificação pessoal com o que quer que seja.
 
posted by magnuspetrus
Permalink ¤