Depois de ler o último post do meu amigo Magnus onde dava conta do receio que ainda hoje se tem das novas tecnologias, permitam-me que me interrogue sobre o que se pretende afinal com a educação dos nossos jovens? Passo a explicar: Todos nós sabemos que os jovens cada vez menos se interessam pelos estudos. Dizem que é uma seca, que não se aprende nada, que o stor só fala e escreve no quadro, etc etc etc... Por outro lado a escola culpa os pais dos alunos: que não ligam nenhuma aos filhos , que não têm tempo para eles, enfim , um rol de queixas que quem é pai sabe bem . Depois , os programas curriculares também são o que todos sabemos: matéria matéria , matéria, para ser dada em determinado tempo, mais as áreas de projecto e outras que tais que ainda hoje muitos professores não sabem para que servem, programas esses também nada virados para o avanço das tecnologias . Os putos estão cada vez mais desinteressados. Isso é uma grande verdade. Mas que tal se nós professores, nos dedicarmos um pouco mais a desvendar os mistérios destes caminhos virtuais? Se calhar, encontraríamos formas mais lúdicas de levar os alunos a ter uma opinião diferente da escola. Afinal a internet não é só o msn, ou os sites para ajudar os nossos jovens a fazer os trabalhos de grupo ( nada mais fácil que um copy cola) ou outros. Se por um lado enquanto docentes , consideramos que não temos tempo para dedicar aos nossos alunos ( e aqui concordo plenamente) atendendo ao tempo que se tem de passar na escola muitas das vezes em situações que pouco ou nada têm a ver directamente com as nossas responsabilidades ,também é verdade que continuamos reticentes em desvendar os mistérios que tão bem os jovens dominam. Acreditem que não morde, e tem uma vantagem ; quando nos aborrece apenas temos de o deslligar